Mais que mimos, presentes e brindes são ferramentas estratégicas para os relacionamentos e o marketing da empresa
Seja para reforçar uma marca, fidelizar clientes, motivar equipes ou estreitar relações dentro da empresa, dar brindes e presentes corporativos vem se tornando uma prática cada vez mais comum para as corporações. Porém, mesmo que todos digam que adoram receber esses pequenos mimos, errar na escolha do presente pode acabar gerando o efeito oposto ao desejado. Sendo assim, para evitar passar uma mensagem equivocada, entenda qual a diferença de brindes e presentes corporativos.
Além de ser uma forma mais eficiente de propaganda, na comparação com outros canais de divulgação como anúncios em jornais, panfletos etc., já é fato que mostrar esse tipo de cuidado com clientes e colaboradores também pode se tornar uma excelente ferramenta de marketing para o negócio, pois demonstra o quanto a empresa reconhece e valoriza os laços construídos com essas pessoas, o que só reforça a visibilidade da marca ante seus concorrentes.
Por isso, antes de iniciar uma campanha é preciso definir muito bem qual o seu objetivo e qual o público-alvo que a empresa espera alcançar, porque tanto os brindes quanto os presentes podem ter diversas funções, dependendo da estratégia que a companhia deseja desenvolver.
No caso de funcionários e clientes antigos, por exemplo, não é necessário que o presente traga a história ou o conceito da marca, pois eles já conhecem. Já para novos públicos isso deve ser levado em consideração e o brinde pode se tornar a maneira mais eficiente de mostrar para essa nova clientela tanto os fundamentos, quanto os valores e ideais que norteiam esta companhia.
Qual a diferença de brindes e presentes corporativos?
Em geral, brindes são itens adquiridos pela empresa para presentear funcionários, contatos em outras companhias, clientes antigos e novos consumidores. Sua intenção é estreitar relacionamentos tanto que pode se tornar uma ótima ferramenta de B2B. Normalmente são produtos de custo médio ou baixo e deve ser escolhido de forma que seja adequado para todos os públicos.
Porém, baixo custo não significa baixa qualidade: é importante que o item escolhido não seja algo genérico e que, ao receber, a pessoa sinta que a empresa se preocupou em escolher algo que não seja só uma ferramenta de marketing, mas sim uma coisa útil para seu dia a dia.
Diferente dos brindes, os presentes corporativos devem ter mais qualidade e maior valor agregado. Em geral, são produtos com um custo médio maior. Apesar de também carregar uma estratégia de marketing, estes itens devem fugir do habitual (canetas, canecas e etc.), devem atrair maior atenção e passar uma imagem mais sofisticada da companhia e causar maior impacto.
Mochilas como brindes e presentes corporativos
A mochila é uma das invenções mais versáteis de todos os tempos. O modelo facilita a vida de crianças, adolescentes e adultos e pode ser usado em visuais despojados ou até mesmo profissionais. Diante destas vantagens é possível contar com as mochilas personalizadas como presentes e brindes para eventos que, certamente, vão agradar a todos os participantes, sendo utilizadas de forma prática no dia a dia e dando visibilidade à sua marca.
As mochilas promocionais, além de conter as cores e marca da empresa, podem conter itens adicionais como caneta e bloco de anotações. Dessa forma os participantes terão todas as ferramentas que precisam para participar do evento e acompanhar cada momento.
Mas como escolher as melhores mochilas corporativas?
Se a sua empresa está organizando um evento e precisa de presentes para funcionários, as mochilas promocionais são uma opção segura e eficiente. Isso ocorre, principalmente, devido à sua funcionalidade e praticidade. Por ser um item democrático que agrada pessoas com idades e perfis diferentes, as mochilas são a principal escolha de quem busca brindes para a empresa.
Se você está organizando uma grande reunião, um encontro entre filiais de todo o país ou um evento para um grande lançamento, então a mochila será um item prático para todos os participantes, além de fazer parte do marketing promocional e dar maior visibilidade à sua empresa.
Para acompanhar essa tendência é possível escolher cada detalhe e deixar as mochilas com a cara da empresa. Essa decisão vai depender do objetivo do evento e do perfil da equipe.
- Primeiro passo: Escolha o modelo, que pode ser uma mochila ecológica personalizada, um modelo próprio para notebooks, um modelo mais básico e esportivo ou até mesmo uma mochila para viagens curtas, caso os funcionários costumem viajar representando a empresa.
- Segundo passo: É preciso escolher o material que será utilizado. Para isso, considere o peso e a praticidade de acordo com o uso esperado. As cores e estampas variam de acordo com o perfil corporativo, podendo passar um ar mais despojado ou profissional. A logomarca empresarial não deve ficar de fora, ela pode ser discreta ou pode ter destaque nos modelos mais esportivos.
- Terceiro passo: Escolha o melhor local para fazer o pedido das mochilas personalizadas. Verifique se é permitido acompanhar o processo de perto e aprovar a arte gráfica antes da produção final. Além disso, garanta que os itens serão feitos em material de boa qualidade e durabilidade, dando conforto a quem usa. Esses cuidados são fundamentais, afinal, as mochilas representarão a sua empresa e a satisfação dos funcionários com o brinde é indispensável.
Com essas dicas em mãos, basta começar a pesquisar o modelo ideal para o evento da sua empresa e preparar esse presente tão especial para toda a equipe. Calcule o número de funcionários que estarão presentes e peça alguns itens a mais para que ninguém seja deixado de lado. Com esse brinde exclusivo feito com carinho e cuidado, o evento ficará completo e os funcionários sairão satisfeitos em ter participado de um dia que marcou parte da história da companhia.
Deixe um comentário