Kit boas-vindas para recepcionar os novos colaboradores
Trazer um membro novo à equipe pode ser um desafio, mas alguns detalhes na sua recepção podem fazer toda a diferença e facilitar a adaptação do novo colaborador. Já falamos bastante sobre engajamento por aqui. É inevitável, afinal, é isso que move o time e toda empresa. É a relação do que os pares têm em comum e a ação conjunta para atingir um determinado propósito. Por si só, conseguir ter uma equipe engajada já é um desafio para os gestores, ainda que estejam todos no mesmo ritmo diário de trabalho conjunto em prol de alcançar os objetivos da empresa que atuam. Agora imagine para um novo colaborador?
Entrar em uma nova empresa é como o primeiro dia na escola nova. Exige adaptação da equipe e do novo colaborador. A mudança pode ser desafiadora, mas se ele está ali é porque já provou que tem condições de fazer parte do time. Mas assim como um treinador, o gestor precisa fazer com que ele se sinta bem para poder dar o melhor de si e somar ao grupo. Por isso as ações de onboarding são tão importantes para fazer o colaborador se sentir à vontade.
Kit de boas-vindas
Entre tantas ações possíveis no onboarding, presentear o novo colaborador é uma das maneiras de dar boas-vindas e mostrar que a empresa se importa com ele. Assim como receber alguém em casa. A primeira coisa que um bom host oferece ao convidado é algo para beber e um lugar para se acomodar, o mínimo da regra de etiqueta para fazer o convidado se sentir à vontade. Em relações de negócios não é muito diferente. Em um evento ou uma reunião com clientes, por exemplo, um presente é uma chance de mostrar que você está feliz pela presença daquela pessoa. É um “lembrei de você”!
Em qualquer lugar que você vá, se você é bem recebido, se sente valorizado e vai ter prazer em voltar. E esse é justamente o ponto. Se sentir importante e parte de um todo faz com que o colaborador se sinta à vontade para produzir em prol do que tem em comum: a missão da empresa.
Engaja e identifica
Não é à toa que ao entrar em um avião você ganha um mimo do comissário de bordo para aproveitar melhor a viagem, ou ao entrar em um evento você ganha junto com o crachá um kit completo para aproveitar melhor aqueles dias de conferência. Caneta, bloco de notas, garrafinha de água, camiseta, mapa do espaço, agenda e, para fechar, uma mochila personalizada que você pode colocar tudo isso dentro e aproveitar os dias de evento.
É muito comum ver grupo de pessoas identificadas com crachás e mochilas iguais em regiões em que há centro de eventos ou hotéis. É possível identificar a marca que os trouxe até ali, seja de um parceiro ou do organizador da conferência. O mesmo ocorre com uma equipe de trabalho. Na cidade ou até mesmo em uma viagem, você reconhece um colaborador ou um grupo inteiro pela camiseta que o identifica com o nome da empresa que trabalha, ou pela mochila corporativa personalizada que carrega.
Presentear o novo colaborador é uma ótima forma de mostrar que se importa, mas dar um presente que o faz sentir parte de algo é ainda melhor. É como ganhar do treinador a camisa do time com o seu próprio número e nome. Auxilia o colaborador a se sentir parte do grupo e iniciar um trabalho conjunto de troca. Ele literalmente vestirá a camisa do time e também por ele, dará o melhor de si.
Deixe um comentário